ALERTA AO COMBATE DO CARAMUJO AFRICANO

Postado em 27 de dezembro de 2018 » Por : » Categorias : Notícias » Comentários desativados em ALERTA AO COMBATE DO CARAMUJO AFRICANO

ATIVIDADES REALIZADA DURANTE O PERIODO CHUVOSO COM ENTREGA DE CAL

NA FUNASA

Para o controle do caramujo africano , a Secretaria de Saúde, recomenda a coleta manual, com a utilização de luvas ou sacolas plásticas, para evitar o contato da pele com o muco desses animais, com a posterior quebra de suas conchas antes de eliminá-los. Isso porque tais estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes Aegypti. De, recomenda-se a aplicação de Cal virgem sobre os caramujos quebrado ou virando a parte do molusco pra cima, não vai adiantar jogar o sal, por isso a importância do Cal, que combate também os ovos. O sal vai mata apenas o animal adulto e os ovos vão permanecer no local, e a posterior incineração.

DICAS IMPORTANTE;

• Os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas.
  • Não se deve usar veneno, sal ou outras substância que pode contaminar o ambiente e não afetam o molusco, somente o Cal virgem vai matar tanto os ovos como o animal adulto.
  • os caracóis recolhidos devem e enterrados em uma cova profunda (aproximadamente 40 cm), utilizando Cal Virgem no fundo da vala.
  • Lavar as mãos com água e sabão, caso haja algum contato com o molusco.
  • Não transportá-los nem jogá-los vivos em terrenos , ruas, matas, etc….

Uma parceria de Secretária municipal de saúde e Departamento de Endemias Juntamente com o Prefeito Laércio Marchini e secretaria de saúde Tânia